Caminhão da tecnologia by Mobtech
"O Caminhão da tecnologia by Mobtech é um projeto de capacitação itinerante para população de baixa renda e será executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal."
O Caminhão da tecnologia by Mobtech é um projeto de educação tecnológica, voltado para o ensino de robótica, em solução híbrida, que combina plataformas digitais com aulas em ambiente físico, caracterizado pelo Espaço Maker embarcado em caminhão, que irá periodicamente às comunidades onde serão realizadas as aulas.
O modelo proposto é uma combinação híbrida capaz de reunir o melhor de dois mundos: o contato digital personalizado, com a redução dos custos de massificação; e, um ambiente físico real equipado com materiais de alta tecnologia que pode ser diretamente explorados pelos estudantes.
A meta do projeto Mobtech é o atendimento de dez comunidades diferentes, cada uma com 600 estudantes, em um total de até 6.000 estudantes. Destes, 3.000 serão submetidos ao regime de encontros presenciais semanais, ao tempo em que 3.000 serão submetidos a encontros quinzenais. Ambos os grupos terão acesso contínuo ao material de aprendizagem virtual.
Modelo de Ensino
Virtual
Por meio de cursos híbridos, combinação de uma plataforma virtual de aprendizagem com aulas presenciais em estrutura móvel (caminhão), em dois regimes:
-
Aulas virtuais e no Espaço Maker (caminhão) semanalmente; e,
-
Aulas intercaladas: uma semana virtual, uma semana no Espaço Maker (caminhão)
O método adotado no curso consiste em uma plataforma gameficada (um jogo de conhecimentos e estimulação de práticas) com a temática exploração espacial. A plataforma auxilia os “exploradores espaciais” a criarem um Rover feito na impressora 3D e programado com Arduino, bluetooth. Assim, além de aprender a operar uma impressora 3D completamente (trocar filamento, aquecer cabeça e imprimir arquivos 3D), o aluno é motivado a aprender e se relacionar com o ambiente virtual,, simulando conexões exatamente como na vida real.
a) Na Impressora 3D virtual, o aluno consegue ter uma experiência análoga a que ele vivenciará no Espaço Maker móvel, com comando e processo idêntico de uso e impressão.
Características da operação com a impressora 3D:
- Painel de operação padrão das impressoras 3D de código aberto, com navegação similar a real;
- Permite troca de filamento para obter peças em cores diferentes;
- Permite imprimir virtualmente qualquer arquivo 3D modelado ou baixado da internet;
- Arquivos prontos e preparados para baixar e imprimir todas as peças usadas no robô em impressora 3D real, tendo assim um robô físico igual ao virtual;
- Cursos de impressora 3D, com todas as informações de como funciona e como opera uma impressora 3D de código aberto real;
Espaço Maker
Os veículos é equipado com os mesmos equipamentos utilizados pelos jovens no ambiente virtual e, quando das visitais, os jovens recebem aulas complementares e executam na prática o que aprenderam no ambiente virtual.
Instituições envolvidas no projeto